segunda-feira, 18 de abril de 2011

resumo remuneraçãopor competênncia, remuneração por habilidade e remuneração funcional

 Universidade estadual do Ceará
Nome: Suellen Caroline da Silva Alves
Horário:35CD manhã
 Resumo remuneração por competênncia, remuneração por habilidade e remuneração funcional.

   Atualmente, as organizações estão inseridas em um ambiente bastante competitivo onde as mudanças ocorrem a todo momento. as organizações devem estar preparadas para realizar as mudanças a fim de que venham a adaptar-se a este ambiente competitivo. Uma dessas mudanças se encontra na maneira como as organizações realizam a remuneração de seus colaboradores.

   O sistema de remuneração é a maneira como as empresas oferecem aos funcionários algo que lhes agreguem valor por estarem atuando na organização.sendo exemplos disto:Planos de aposentadoria,reconhecimento da aptidão do funcionário, descentralização da autoridade. O sistema de remuneração deve estar em sintonia com a missão, visão, estrutura organizacional,uma vez que, a organização depende dos indivíduos. como elementos realizadores de mudanças.

Remuneração funcional
   A remuneração funcional tem como foco o cargo da organização, uma vez que, para a realização deste tipo de remuneração é necessário que o PCS(Plano de cargos e salários) seja apresentado previamente. A partir do PCS a organização pode definir a sua estrutura de trabalho, manter o salário de seus colaboradores compatível com o que o mercado oferece e ao de outras organizações.O PCS ajudo os gestores a tomarem as melhores decisões a fim de atrair mão de obra e manter os que já estão na organização.
Todavia, este modelo de remuneração não leva em consideração as pessoas, mas somente os cargos e suas estruturas. Podendo,assim, serem citados os seguintes ponto negativo:
  • Alimenta o modelo burocrático de gestão
  • Não permite a aplicação da área de atuação dos indivíduos, inibindo a criatividade,sugestão de ideias, entre outras atividades.
  • Não foca nos clientes internos e externos.
  • Estabelece que normas e procedimentos devem ser seguidos a risca
  • Trabalho deve sempre ser orientado e comandado pelo chefe
  • Não estimula os colaboradores em suas habilidades e conhecimentos
  • Super valorização das promoções
Remuneração por habilidade
  São as estruturas organizacionais que pagam as pessoas de acordo com o conhecimento que elas têm  que demonstram ter, além da função que é determinada pelo cargo.
Podendo ser dividida em duas classificações:
  • Conhecimento Relativo
  • Multi-Habilidades
  Indivíduos que trabalham inseridas neste modelo de remuneração são reconhecidas pela amplitude, quantidade e habilidades que podem usar na organização. Portanto, a remuneração não esta relacionada ao cargo, mas ao indivíduo, Procurando conciliar os interesses profissionais com os interesses pessoais.
Esse tipo de remuneração pode ser aplicada nas seguintes situações:
  • Organizações com poucos níveis hierárquicos
  • autonomia dos colaboradores
  • Valorização das equipes
  • Visão sistêmica
Remuneração por competência
Competência é o conjunto de habilidades, conhecimentos, características comportamentais que permitem os indivíduos realizarem as suas atividades de maneira eficiente. Podemos comparar o indivíduo a um Iceberg, no qual, o topo do Iceberg conseguimos ver de maneira nítida e clara, esta parte corresponde as habilidades aprendidas( Conhecimento Técnico). Enquanto isso, o fundo do Iceberg temos uma certa dificuldade para enxergar, podemos compará-lo a fatores como motivação, comportamento, forma de pensar, flexibilidade nos relacionamentos, entre outros.
É utilizada para medir e avaliar o desempenho do indivíduo dentro do grupo e da organização. Nesta avaliação, além dos indivíduos avaliarem o grupo em que estão inseridos, eles também são avaliados pelos colegas de trabalho subordinados e outros.
a avaliação de cargos e papéis é necessária a fim de que se possa estabelecer níveis de remuneração e uma maior flexibilidade do trabalho. procurando associar a remuneração do funcionário com a aquisição de Competências.
Bibliografia:
Araújo, Luís César- Gestão de Pessoas- São Paulo: Atlas, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário